terça-feira, 13 de novembro de 2012

Receita de um bom brigadeiro

Essa é uma pergunta frequente - o que faz um brigadeiro ser bom? Qual a receita de um bom brigadeiro? Claaaaaro que não precisa acertar os números da megasena para respondermos "o segredo é usar ingredientes de qualidade"... Mas quais são eles? O que faz o seu brigadeiro feito às pressas num sábado à tarde para uma sessãozinha de DVD com o love ficar MUITO bom? Tcharããã:

1) um bom chocolate: sei que às vezes só temos no armário um Toddy ou Nescau, mas fazer o brigadeiro com chocolate ou cacau em pó já é 50% do sucesso do docinho. Portanto, sempre guarde naquele vidrinho decorado escondido bem no fundo da dispensa esse verdadeiro pó mágico!

Se for amargo, tenho vontade de nadar aqui que nem o Tio Patinhas na piscina de $$$!


2) creme de leite: aqui é o pulo do gato. A receita de um brigadeiro aveludado e macio, que não gruda no céu da boca, é a famosa caixinha de creme de leite. Só tome cuidado para não virar um ganache. Provar faz parte do preparo do brigadeiro, mas do que uma quantificação de receita.

Caixinha da maciez (se alguém tiver uma legenda mais bacana, me manda!)


3) usar manteiga;

Manteiga saiu de mim, essa eu garanto!


Veja aqui uma receita infalível de brigadeiro!

Beijos perfeitos!


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Amo igual a brigadeiro - por Camila Téo



Em um almocinho delícia entre amigas, a Maira Moraes trouxe para mim e para a Camila Téo estes brigadeiros de chocolate belga, caipirinha de limão e leite em pó:


Tem, mas acabou #coisaboadeviver


Caseiros e requintados (simmmm, isto é possível), a caixa é superbonita, própria para presente - quer mimo mais legal do que dar UMA CAIXA DE BRIGADEIROS? O problema é a tentação em não entregá-la ao aniversariante... E o custo benefício (valor referente ao final de outubro/2012) é muito bom também: a caixa saiu por R$ 8. O responsável por essas delícias é o Paulo Eduardo Aggio R. Araújo. Liguem para ele no (11) 97187-8024 e façam suas encomendas!

E para relatar a experiência, convidei a especialíssima Camila, que fez um texto tão criativo e cheio de amor que me emocionou! Mordam com vontade seus brigadeiros e leiam:

"Quando amamos alguém de verdade, dividimos com a pessoa nossas alegrias, tristezas, quitutes e até mesmo os brigadeiros que ganhamos das amigas. E comigo isso não é diferente.

Ganhei uma caixa com quatro brigadeiros de uma amiga muito especial e os levei feliz para casa, com a intenção de dividi-los com o meu excelentíssimo namorado (que é tão louco por brigadeiros quanto eu). 

Eram dois brigadeiros de chocolate belga cobertos com splits, mais conhecidos como granulados quadradinhos, um de leite em pó e um de caipirinha, coberto com açúcar cristal de cor verde. Só a aparência dos doces já era suficiente para deixá-lo salivando. 



Relato abaixo, de maneira direta, uma adaptação da nossa conversa durante a degustação dos brigadeiros:

Eu: - Coma esse aqui primeiro (entreguei a ele um pedaço do brigadeiro de chocolate belga).
Ele: - É bom, é gostoso... Bem mais gostoso do que o que faço em casa. Gostei mesmo desse chocolate, é mais leve e o sabor fica na boca. Dá vontade de comer mais. Mas isso não é brigadeiro.
Eu: - Como não?
Ele: - O granulado, não é granulado, é um quadradinho.
Eu: Ah seu chato, não sabe que é quase igual não? A diferença é que é um pouquinho maior. Para de ser reclamão, senão não divido mais nada e como os outros sozinha.
Ele: - E esse branquinho? É beijinho? (já com o brigadeiro de leite pó na boca).
Eu: - É brigadeiro de leite em pó... Gostou?
Ele: - Sim, mas como será que isso é feito? Ele não fica parecendo uma pelota de leite grudenta, mas é bem doce e tem todo o sabor do leite Ninho.
Eu: - Não sei, mas também gostei bastante. Muito mesmo. Depois procuro na internet para dizer como é feito. Agora prove este aqui e me diga do que é esse brigadeiro (e coloquei rapidamente um pedaço do brigadeiro de caipirinha na boca dele).
Ele: - Hum, é bom, mas é um pouco amargo. O gosto trava na boca... É limão?
Eu: - Limão? Mesmo?
Ele: - Sim (já com uma cara de “falei besteira e ela vai me atacar sem dó”).
Eu: - Meu filho, pelo amor de Deus, isso é cachaça. Você acabou de comer um brigadeiro de caipirinha e isso é cachaça amor. O gosto amargo que você está sentindo é a mistura do limão com a cachaça mesmo. Você não percebeu não?
Ele: - Se era de caipirinha acho que não mexeram e a cachaça ficou no seu pedaço. Aqui eu só senti o limão.
Eu: - Aff, “mizera”, nem presta atenção. O gosto de cachaça ficou bom, um pouco forte, mas ficou bom.
Ele: - Tá, “mizera”, eu também te amo.
Eu: - “Me ama igual a Brigadeiro?”.
Ele: - Hum... Vou pensar... Sim! Igual a Brigadeiro".