sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre aniversários, frutas e fotos antigas

Hoje quero aproveitar que, graças a uma topada histórica numa cadeira, que me rendeu um dedo quebrado e um molho em casa, estou vendo um programa na Band de culinária (o Dia a Dia, com Daniel Bork) ensinando uma receita de brigadeiros com frutas.

Não sou fã do quitute, mas em muitas festas sei que aquele brigadeiro com morango não pode faltar. Tem gente que até o enfeita com crisps de arroz, ficando bem crocantezinho.

Mas o que sempre me afastou da iguaria é morder o doce e, além de escorrer a água da fruta, dando aquela babada básica no meio da festa, é que já comi muito brigadeiro com morango azedo. Sim, mal a comemoração tinha começado e uma das estrelas da mesa do aniversário já tinha dado chabu...



Pesquisando, porém, descobri um segredinho infalível: não se deve retirar as folhas e nem o cabinho do morango!



Sim, brigadeirólotras, tem culinarista que fala para deixar só o cabo, mas acreditem: deixem as folhas também. Claro que antes de serem envolvidos no brigadeiro os morangos tem que ficar bastante tempo de molho, de preferência em água gelada.

Peguei no site DaBarra uma receita muita boa que mantém o cabo. Veja ela aqui. Fiz e, acreditem, dei até uma chancezinha no meu coração para este big brigadeiro disfarçado!

Ah! Aproveitando... Hoje, dia 25 de fevereiro, é meu aniversário! Catei no baú a foto da minha festa de dois anos, claro que a primeira que lembro, e, ao lado de meus avós está a pequena Alice Vira Lata já acompanhada do que? BRIGADEIROS!



Isso é só, pessoal! Hoje é sexta, posso começar as comemorações comendo um brigadeiro antes do almoço! :-)

Beijos doces!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Brigadeiro de manjericão - can you believe it?

Há anos atrás, quando eu ainda era uma viralata universitária, morando em república, tive a fascinante ideia (pelo menos para mim) de fazer brigadeiro com manjericão. Por causa da família italiana, acho que até na mamadeira punham essa folhinha dos deuses, que para mim tem cheiro de amor.

Na época admito que meus dotes panelísticos eram limitados, então o que fiz foi um brigadeiro com chocolate lotado de manjericão bem picadinho. Confesso que não gostei muito, ficou esquisito, mas sempre fiquei com a pulga atrás da orelha de como seria REALMENTE um BOM brigadeiro com manjericão.

A Rochelle Brigadeiros Gourmet oferece o produto, e pela foto parece ser muito apetitoso! Confiram:


Se alguém já tiver degustado esta delícia, manda sua opinião para cá, please!

Já que babei com a foto da Rochelle, fui em busca de uma receita. Achei, através da Ana Paula no OdD um ravióli recheado com o quê? BRIGADEIRO DE MANJERICÃO! Corri para a cozinha, fiz, provei e olha: Ana, YOU´RE THE SUNSHINE OF MY LIFE! A receita é MUITO boa. Peguem coragem, panelas e colher e mãos à obra:

Os ingredientes são: 100ml de leite integral, 100g de folhas de manjericão (sem cabinhos), 1 col. de sopa de açúcar, 1 col. de manteiga, 1 gema e 1 lata de leite condensado. Bata bem no processador o manjericão com o leite. Passe na peneira e depois num filtro de papel, para ficar sem fiapos de manjericão. Misture ao leite condensado e a manteiga e leve ao fogo até o ponto normal de brigadeiro. A Ana Paula diz que dá para preparar também no microondas (especialmente para a Ariel fazer e nos contar!).




Tentem e me falem! Beijos verdes e doces!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Brigadeiros team!

Quem não tem uma história para contar envolvendo brigadeiros? Desde ataques à mesa de aniversário na hora do parabéns, com tudo escuro, até a lembrança de tardes chuvosas enrolando cuidadosamente brigadeiros com a vó da gente, todos temos uma recordação doce sobre este mimo.

E as docerias não param de inovar: no potinho, paninho, palito, caixinha... Tem muita gente inventando novas formas de apresentar o mais brasileiro dos docinhos.

Eu, fanática como muitos (hehehe... "como muitos" brigadeiros também!), decidi montar este blog para reunir novidades, histórias tradicionais, receitas e relatos sobre como esses docinhos estão em nosso dia-a-dia.

Quero-preciso-imploro a participação de vocês! Mande seu sinal de fumaça sobre brigadeiros através do amobrigadeiros@gmail.com e do twitter.com/amobrigs

Brigadeiro Team forever!

Beijos granulados!